Como planejar uma Loja Virtual?

É cada vez mais comum entre os empreendedores iniciar ou expandir o negócios através de uma Loja Virtual. Ao passo que, segundo uma pesquisa disponibilizada pelo SEBRAE, 60% das Lojas Virtuais no Brasil são fechadas logo no primeiro ano de funcionamento. Por quê? Seria um segmento de pouca relevância no mercado brasileiro?

Absolutamente não! Somente no ano de 2015 o E-commerce brasileiro movimentou R$ 41,3 bilhões, valor que representa um aumento nominal de 15,3% se comparado ao registrado em 2014 ( Fonte: Relatório Ebit Webshoppers 33° edição – 2016 ). Os dados são expressivos e favoráveis à entrada de novos negócios neste ramo. Contudo, a primeira característica que vai definir, ou não, o sucesso de um e-commerce é o planejamento. Sabemos que a definição da plataforma e dos produtos que serão vendidos fazem parte apenas de uma das etapas de um projeto online, mas ai surge a grande dúvida como planejar minha loja virtual?

Com base nos diversos projetos que gerenciamos aqui na Mexp, fizemos um levantamento com alguns dos principais pontos que os gerentes de lojas virtuais tem pecado, nosso objetivo é de lhe ajudar a melhor planejar e gerenciar sua loja virtual:

1) Planeje a Árvore do Site: A Árvore do Site, também conhecida como categorias e subcategorias, é o modo como estarão organizados os produtos dentro de uma Loja Virtual. Por exemplo, um comércio virtual de roupas e acessórios é organizado por categorias tais como camisetas, bermudas, calças e etc, já as subcategorias separariam as roupas femininas e masculinas. A má distribuição das categorias impossibilitariam o seu cliente de achar determinado produto que estava procurando, mesmo que você o tenha para oferecer. Este item deve ser planejado antes de se cadastrar os produtos, lembrando que ainda é uma tarefa que deve estar em constante melhoria no gerenciamento da loja virtual.

2) Cadastro dos Produtos: O Cadastro de Produtos é um dos itens maior importantes quando pensamos em planejar e gerenciar uma loja virtual, por isso tenha uma pessoa designada claramente para exercer esta função. É importante destacar que a aplicação das técinas de SEO (Search Engine Optimization) durante o cadastramento de produtos impulsionariam as vendas de sua Loja. Descreva as qualidades e benefícios do seu produto, por que um cliente deve comprar o seu produto e não o de seu concorrente?

3) Estoque: Procure ter um estoque destinado apenas para a Loja Online, dessa maneira você evitaria que um produto fosse vendido pela internet e na loja física ao mesmo tempo, o que poderia ser um grande problema. Não deixe de atualizar a plataforma do seu e-commerce sempre que houver alterações no estoque. Um dos motivos que tem levado clientes a deixarem de comprar em muitas lojas é a falta de compromisso e organização do lojista com relação ao estoque dos produtos, de maneira que muitas vezes o cliente é prejudicado. Por isso é importante que seu estoque seja muito bem planejado e gerenciado para o sucesso do seu processo logístico.

4) Defina um responsável pela logística do site: Ter alguém responsável por acompanhar pedidos, emitir notas fiscais, embalar os produtos e enviá-lo ao correio ou transportadora é essencial. Caso não tenha essa pessoa, busque você mesmo as ferramentas necessárias para isso, mas não deixe de priorizar este passo. Honre com os prazos de entrega!

5) Atendimento ao cliente: Procure responder o seu cliente no menor tempo possível, evite as resposta automáticas, hoje em dia empresas com atendimentos exclusivos tem ganhado espaço no mercado, isso te aproximaria de um cliente. Por isso, separe diariamente um período exclusivamente para responder os seus clientes, lembre-se que a venda de um produto está em jogo em cada atendimento.

Esses são alguns dos principais pontos em que muitas Lojas Virtuais pecam, aperfeiçoe-os à realidade do seu negócio e seja surpreendido com os resultados.

Gostaria de saber mais como planejar e gerenciar uma Loja Virtual? Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivo sobre o assunto. Conte com a Mexp.

Fernando Augusto de Castro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *